Monday, March 24, 2008

The pain of being a hopeless unbeliever


Spring Break & Páscoa/2008, só para contextualizar. Flórida. 25ºC.
12 dias de folga. Tirei 10 dias de férias de NYC e fui para a Flórida em busca de um clima mais humanamente suportável. Com sucesso, thank God. Falando nele...

Páscoa, certo? Até aí, tudo bem. Páscoa = chocolate. E viva!

É, mas não aqui. E não quando fui convidada a ir à Flórida por americanos descendentes de poloneses e irlandeses. Nesse contexto, a Páscoa significou 3 idas à igreja em 10 dias (excedendo média anual da minha existência atéia): sábado uma semana antes da Páscoa, fomos à celebração do domingo de Ramos (sim, foi no sábado, don't ask), depois novamente na sexta-feira da Paixão e no domingo de Páscoa.

Não teria sido nada tão digno de nota se as missas na Flórida não fossem tão... peculiares. Imaginem: 200 velhinhos (de 70 anos pra mais) na igreja. Por mais que a missa seja curta, a comunhão leva pelo menos 40 minutos. É claro: imaginem 200 pessoas com mobilidade limitada levantando e indo até lá na frente pra tomar a hóstia e um gole de vinho.

A missa em si é melhor que no Brasil, sem blá blá blá político ou homilias bizarras. O negócio é bem by the book, mesmo. É até bonito e tal (apesar de as igrejas terem aquela arquitetura estranha da Flórida, com paredes pintadas de cores que lembram a fauna local - sim, flamingos!). O Pai Nosso aqui é mais longo, é claro, porque contém aquela última frase, "For thine is the kingdom, and the power, and the glory, for ever and ever", mas isso não é suficiente para prolongar consideravelmente a ritualística. It just adds character, como uns dizem por aí.

Só que no momento em que você acha que está acabando, porque finalmente chegou o momento da comunhão, você olha e vê aquele velhinho de 93 anos arrastando os pés para ir próximo do altar. E, ao lado dele, tem mais uns 120, no mesmo estilo. Nessas horas, o tempo parece correr na mesma velocidade dos velhinhos... (ainda bem que as igrejas aqui têm ar-condicionado!)

2 comments:

Fred said...

voce é uma pessoa ruim

AdrenAline said...

Eeeeu? Só falo verdades...

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported License