Wednesday, May 7, 2008

The sweetness lies within

Faz tempo que eu não posto nenhuma review culinária com misto de anedota nova-iorquina, então, nesta manhã insone, falemos sobre a Babycakes, que é uma espécie de doceria/confeitaria que, diferentemente da famosíssima Magnolia, se preocupa com as parcelas mal-representadas da população saudável da América e não tenta nos matar de diabetes tipo 2.

Explico: a Babycakes é uma bakery com produtos refined sugar free, gluten free e vegan.

Dado que eu não trabalho mais com açúcar refinado e o Respectivo não trabalha com glúten, é praticamente um refúgio de paz gastroenterológica comparado aos milhares de restaurantes e confeitarias italianas que me cercam.

14 de fevereiro, Valentine's day. Essas datas comerciais são uma droga. Nada de jantar muito fancy em algum restaurante do Greenwich Village nem nada. O Respectivo me convidou para jantar na casa dele. Home-cooked meal. Ótimo. Especialmente para uma quinta-feira como essa, quando é sempre bom evitar as multidões fazendo fila nas portas dos restaurantes de Manhattan. Todos overbooked, é claro.

Resolvo tratar da sobremesa e ir à Babycakes, que fica em Bowery (248 Broome St.). Aproveito para dar uma passadinha no Wholefoods antes. O plano foi pegar o metrô (linha D) até Broadway-Lafayette, andar até o Wholefoods e esticar até a Babycakes. Bom, eu sempre me perco naquela região da Bowery. Depois de fazer a primeira parte das compras, segui andando até a Broome St...

Bowery? Como eles se atrevem a dizer que a Babycakes fica em Bowery? Acho que é só para encorajar os desavisados. Fato é que a Babycakes fica em Chinatown. No meio de Chinatown. O que, como vocês devem supor (ou não, mas deveriam), é um lugar muito, muito assustador.

Eu vou andando pela Broome St. e tudo o que eu vejo são portas dos fundos de restaurantes chineses de condições sanitárias duvidosas, até que, depois de uma meia hora andando, vejo uma portinha bem pequena com um letreiro rosa-bebê. Finally. A foto do site dá a impressão de que o lugar é muito maior do que realmente é. O balcão é minúsculo, cheio de coisas (guloseimas...) em cima, e só tinha uma mesinha lá dentro, já ocupada por um mocinho lendo jornal e comendo qualquer coisa.

Logo que entrei, para piorar a sensação de claustrofobia, uma moça me seguiu. A atendente, meio impaciente, foi logo me perguntando "o que eu ia querer" enquanto eu ainda contemplava, un tanto overwhelmed, aquela quantidade de bolinhos. Deixei a outra moça ser atendida na minha frente, porque ela parecia bem mais determinada que eu em fazer aquela compra logo.

Tudo parecia muito, MUITO gostoso. Saí de lá muitos dólares mais pobre, mas com várias coisas gluten free e refined sugar free (além de dairy free!) para completar o Valentine's Day: 2 cupcakes (vanilla e red velvet), uma fatia de banana chocolate chip loaf, uma fatia de banana loaf, uma fatia de blueberry crumb cake, um chocolate chip cookie, um double chocolate chip cookie e um cookie sandwich.

Não experimentei todos, no final. Obviamente não comi os cupcakes, dado o recente relato da minha primeira experiência com eles, e deixei os cookies para o Respectivo, que depois me disse que eles não eram lá tão bons (à exceção do cookie sandwich, aparentemente). O blueberry crumb cake acho que foi nosso favorito, overall. O banana loaf também é excelente. A versão com chocolate chip não é tão boa, porque o sabor do chocolate meio que encobre o da banana.

Pode não ter sido home-made, igual ao jantar, mas foi bom.

Infelizmente, nunca mais voltei à Babycakes. Não por falta de vontade, mas por falta de tempo, já que é uma viagem a um mundo paralelo da máfia chinesa que me leva pelo menos umas duas horas. Mas pretendo voltar lá esse mês. E sem sair da dieta, juro.

2 comments:

Fred Sorin said...

grande chinatown, vou para lá todo fim de semana falar com meus contatos.
rapá, longe é o grajáu, isso sim é longe.

AdrenAline said...

O Grajaú não é longe. O Grajaú é longepracaralho, o que é BEM diferente...

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported License