Wednesday, August 27, 2008

If it looks like it works and it feels like it works, then it works (or, it's the second September I have known you)

Na semana que vem as aulas recomeçam aqui na faculdade. Isso significa que durante toda essa semana há sessões de orientação para os novos pós-graduandos, o que significa que eu, que agora sou parte do conselho da associação de pós-graduandos, tive que trabalhar um monte. Um monte, não. Tive que trabalharpracaralho. Mas tudo bem. Porque a gente sente que vale a pena, e eu sei que o ano passado, quando eu estava no lugar dessa galerinha nova, esses 3 dias hardcore foram bastante importantes para eu me situar aqui em NY.

Exatamente um ano atrás foi a minha vez de estar na orientação como newbie. Aparentemente, as pessoas por aqui vêm se apresentar e tentar ser legais, o que torna tudo um pouco menos desconfortável. Quer dizer, às vezes. A primeira pessoa que veio falar comigo foi um carinha de boné, que era do Maine, e que, mal se apresentou, descambou a falar sobre NY non-stop. O cara era uma máquina de facts & figures sobre NYC. Falou, falou, falou. Mal me deixou tempo pra processar toda aquela besteirada. De repente, depois que tinha vomitado todo aquele combinado nonsense, encerrou: "Bom, legal. Prazer te conhecer. Agora eu vou embora para falar com outras pessoas." (Ok, freak!)

Depois dessa, pensei: é, acho que ninguém, de fato, sai por aí puxando papo. Aquele cara é que era maluco. Mas aí, vem um outro, bonitinho, até, apesar de bem baixinho. Estudante de economia, acho. Ou administração. Não sei, mas era alguma coisa em uma área burocrática. Esse foi mais normal. Fez as perguntas corriqueiras e deu tempo de eu responder e retribuir a pergunta, como em uma conversa de verdade. Legal, pensei. Acho que eu posso simplesmente me apresentar para as pessoas, então, sem parecer um ser de outro planeta.

Na sessão seguinte, apresentaram os representantes de cada departamento. Vi quem era o representante do meu departamento e tentei gravar o rosto dele, para depois poder fazer perguntas. Como sou horrivelmente míope e astigmata, mesmo com lentes de contato percebi que não ia rolar. Preferi gravar as roupas. Aliás, fazia tempo que não via um estudante de filosofia bem vestido (com exceção do meu MOD-Squad). Resolvi que, já que eu tinha perguntas, era minha vez de abordar alguém. Decidi que ele seria a primeira pessoa a quem eu iria me apresentar. Antes de me dar tempo de pensar duas vezes, fui direto falar com ele, no maior American style (uma coisa meio psicótica, meio Carl Sagan):

-
Hi!!! You're the Philosophy rep. right?!
- Huh?
- You're the Philosophy... representative...?
- Oh, yeah. Yes, that's me.
- Hi. I'm Aline. I'm new in the program. I'm a new, you know, Philosophy student.
- Ehleen? ...
- Yeah, here, it's on the name tag: A-L-I-N-E. "Ah-lee-nee."
- Eh-lee-nee. Did I get it right?
- Yeah. I mean, I don't really care...
- Oh, well. Cool. Nice to meet you, by the way. I'm --
- Yeah. I know who you are. They introduced you earlier. That's why I came to talk to you. Nice meeting you too.
- "Aline Ramos", ay? And where are you from?
- Brazil.
- Huh! Brazil... Wow. Where in Brazil?
- Rio, originally. But I always lived in Sao Paulo.
- Uh-huh... And where did you go for undergrad?
- Sorry?
- Did you go to college in the States?
- Oh, no. I went to the Catholic University in Sao Paulo.
- Really? Well, your English is pretty good!
- ...
- I mean you have no accent at all...
- ...Thank you, I --

E a conversa foi interrompida por uma mocinha que chegou cumprimentando ele, perguntando como tinha sido as férias e perguntando se ele tinha arrumado alguma namorada durante o verão e coisas pessoais do tipo. Aí, fui para o outro lado, procurando outras pessoas com quem puxar papo. Mas esse diálogo ali, de menos de um minuto, estranhamente foi a minha primeira tentativa de contato randômico com alguém aqui da faculdade e também minha primeira conversa com o Respectivo.

1 comment:

C.Dias said...

Que bonitinho! :-)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported License