Saturday, November 1, 2008

The belly button of the world


Para quem se pergunta que diabos eu faço aqui em NY fora estudar Filosofia, a figura acima dá a dica de uma das minhas 254373202 atividades além da sala de aula. Eu estou coordenando o United Nations Academic Impact Initiative aqui na faculdade, o que, em si, já é bastante coisa.

Isso significa que semanalmente (às quintas-feiras) eu participo (em teoria, porque nem sempre dá) das reuniões do Departamento de Informação Pública e das ONGs na sede da ONU em Manhattan como uma das representantes da NAFSA. E a reunião dessa semana no Dag Hammarskjöld Library Auditorium foi sobre desarmamento (especialmente desarmamento nuclear). Os palestrantes foram:

Sergio de Queiroz Duarte,
United Nations High Representative for Disarmament Affairs
David Webb, Vice Chair, the UK Campaign for Nuclear Disarmament
John Burroughs, Executive Director, the New York-based Lawyers' Committee on Nuclear Policy (LCNP)
Michael Renner, Senior Researcher, Worldwatch Institute
Clare da Silva, Legal Advisor, Control Arms campaign
Cora Weiss, President of the Hague Appeal for Peace

O Sergio de Queiroz Duarte foi embaixador do Brasil em vários países da Europa e foi recentemente nomeado para o cargo de representante que ocupa atualmente. O resto do pessoal aí acima é do mundo anglófono (EUA, UK, Canadá).

O interessante (quase mais que a reunião em si) é estar lá dentro da ONU e ter acesso a quase tudo e todos, e poder levantar a mão e fazer perguntas pra esse pessoal todo aí, como se eu fosse gente. Eba!

Mas esse é só o comecinho do projeto. Quando ele virar algo de verdade, eu conto mais. Enquanto isso, vou brincando com mais um blogue (esse bem mais sério).

O engraçado é que em algum momento da minha vida (quando eu ainda sonhava em ser gente grande um dia, uns 10, 12 anos atrás), eu queria muito fazer algum trabalho de "nível internacional", lidar com ONGs e - quase um sonho - ir fazer alguma coisa que tivesse a ver com a ONU. Lá em idos de 2001 resolvi que isso era bobagem e que ia me dedicar a hardcore metaphysics. Mas, só porque a vida às vezes gosta de cuspir na nossa cara, aqui estou eu: vim a NY buscar a hardcore metaphysics e acabei indo parar na ONU. Às vezes eu acho que minha vida é um episódio infinito de Seinfeld... Not that there's anything wrong with that.

No comments:

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported License