Wednesday, January 21, 2009

Sour times (or, shopping in America)

Sabe quando você vai ao mercado, pega um tal produto e não consegue descobrir o preço, porque as plaquinhas com os preços estão fora do lugar? Então, isso não é coisa só de Brasil. Aqui em NY também tem dessas, especialmente no Bronx, onde tudo tem um padrão de zona acima da média.

Hoje eu fui à Rite Aid aqui de perto com minha lista de compras: solução para lentes de contato, pasta de dente, papel toalha e lenços de papel.

Primeira parada: solução para lentes de contato. Fui pegar o "value pack" da marca que uso e (tah!dah!) descubro que a única caixa disponível estava aberta. Abortei a compra. Essa vai pra lista da semana que vem.

O resto, consegui achar e - melhor ainda! - estava tudo em liquidação. Calculei que ia gastar uns 7 dólares no total da minha compra. Mas aí...

a) Papel toalha - peguei o da promoção, por US$ 0,99 (e viva a terra do $0.99!). Passou no caixa: uS$ 1,29. No Brasil, a gente larga pra lá e paga os 30 centavos a mais, mas aqui, como se tem o direito e o dever de ser cri-cri, reclamei. Me deram o desconto.

b) Pasta de dente - a mesma coisa. Estava por US$ 2,99 na promoção. Passou no caixa por US$ 3,49.

c) Lenço de Papel - mais uma promoção: US$ 0,99. Passou no caixa por (pasmem!) US$ 2,49.

Na hora do papel toalha, dei chilique e tal. Quando vi que o mesmo erro tinha acontecido nos outros dois produtos (totalizando 100% da minha compra com preços errados devido à má fé da colocação das plaquinhas ou à mera burrice da mocinha do caixa), mandei tudo à merda e mandei cancelar a compra inteira.

É, só que aí a coisa fica aterrorizande para eles. Principalmente em "tempos de crise" (esta, aliás, a expressão mais gasta dos últimos meses, coitadinha). Quando eu - muito revoltada - resolvi largar tudo pra lá, o gerente apareceu pra falar comigo na hora, recalculou a compra pelo valor das plaquinhas e pediu desculpas. "Porque mesmo que o produto da promoção esteja em falta, podemos fazer um equivalente pelo mesmo preço. Preferimos fazer isso a perder um cliente, sra."

Pois é. Paguei os meros US$ 6,46 pela minha compra. Mas vou voltar lá na semana que vem para reabastecer o estoque de casa - e comprar minha solução para lentes de contato. O que eu não faria se ele não tivesse corrigido os preços. Bom pra eles; bom pra mim. Bem-vindo à "América" dos "tempos de crise".

No comments:

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported License