Wednesday, April 29, 2009

The Road (or, first to know)

E aí, parece que o lance do Respectivo com o pre-screening do filme (The Road) rolou. O lance era na terça-feira (ontem), às 19h30. Como nenhum de nós dois tinha que assitir a aulas nem dar aulas, chegamos lá às 18h30, como recomendado.

A fila para entrar no cinema estava dobrando a esquina e indo atéééé o fundo, da Broadway até a Columbus Ave. Na fila, os organizadores nos deram um formulários pra preencher, como nome e alguns dados pessoais. Aí, logo deixaram a galera entrar.

No início, um pessoal da equipe de produção veio explicar o que ia rolar. Iríamos assistir a uma versão pré-produção do filme - ainda não completamente editada, sem os efeitos sonoros e de iluminação completos - e depois responderíamos a um questionário a partir do qual eles ainda poderiam fazer algumas mudanças no filme. Ou seja, a versão que estreiará no cinema daqui a uns 6 meses será um tanto diferente da que ia rolar ali.

Ok, vambora.

Olha, eu gostei MUITO do filme, viu? Não curto filmes apocalípticos (e The Road é, definitivamente, apocalíptico), e não sou a fã número um do Cormac McCarthy (ok, eu li No Country for Old Men, e tal, mas foi meio doloroso. Não é meu tipo de literatura...), mas o filme é bom. Muito bom.

Quando assisti a No Country for Old Men no ano passado e, mesmo sem ter visto muitos outros filmes no cinema naquele ano, disse que era, sem sombra de dúvida, o filme de 2008, o pessoal não levou fé; me achou exagerada. Agora, como coloquei a mão no fogo por No Country..., faço o mesmo com The Road, se não mais: como filme de futuro apocalíptico, dá um pau em Matrix e outros que foram louvados ao mesmo status. Podem falar que é o próximo Blade Runner, mas não é. Porque The Road inaugura um novo estilo. A questão não é se The Road é o novo Blade Runner. A questão é: qual vai ser o próximo The Road?

O filme só estréia nos EUA em outubro, e no Congo (banana-land) em dezembro. Vejam. No dia em que estreiar.

(Preenchemos a pesquisa no final do filme, tal. Foi interessante. Agora vou ter que ler o livro. E ver o filme de novo, em outubro.)

No comments:

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported License