Monday, July 5, 2010

So much to live for (or, Slovenia)

Um apanhado de todas as coisas eslovenas.

Lugares para ficar:

Em Bled: Penzion Mlinar. Preço muito bom, localizacão excelente. O dono, Bojan, é ótimo e, além de ter ido me buscar na estação de trem (e o Respectivo no aeroporto), ele também nos deu carona várias outras vezes para restaurantes e outros lugares próximos. O café da manhã lá também foi uma delícia, e, como ficamos lá várias noites, eles compraram várias coisas que nós gostávamos (coisas sem glúten, kefir etc.).

Em Ljubljana: Penzion Pod Lipo. Não é tão barata quanto a de Bled, mas a localização é ideal, e os quartos são sensacionais, nível hotel cinco estrelas. O café da manhã não está incluído -e não vale a pena tomar o café da manhã lá (não tem tantas coisas gostosas e não é muito barato).

Lugares para comer:

Em Bled:

Ostarija Peglez'n - só não se pode pedir os peixes inteiros, que são cobrados pelo quilo (os olhos da cara, by the way). De resto, é tudo ótimo (mas a especialidade deles são os peixes e frutos do mar) e affordable, e a vista para o lago é linda.

Okarina - tem pratos indianos, mas também tem pratos tradicionais eslovenos. Uma das melhores opções para culinária vegetariana em Bled. Comparado aos outros restaurantes de lá, não é particularmente barato, mas vale a pena conhecer.

Penzion Mayer - de longe, a melhor comida de Bled. Não é barata, mas vale cada centavo. E tinha até pão sem glúten para o Respectivo. Excelente! E o lugar, apesar de meio escondido, é bem bonitinho!

Gostilna Pri Planincu - para quem gosta de muita comida. Não é nada muito especial, mas vale pelas carnes, bem ao estilo tradicional esloveno, a preços bons.


Nos arredores de Bled:

Don Andro - em Bohinj. Uma pizzaria/espagueteria. Aí, vocês me perguntam: e o Respectivo e sua intolerância a glúten? Pois é. Esse lugar escondidinho tinha massas e pizza sem glúten. Comemos a pizza, que estava ótima, e uma salada maravilhosa!

Gostilna Augustin - em Radovljica. O restaurante com uma das vistas mais bonitas do mundo. A comida tem preço bom, mas o dono é uma figura bem interessante... porque ele meio que está sempre bêbado e esquece os pratos dos clientes... Enfim, uma história para contar.


Na lista "don't even bother" entram: Gostilna Lectar, em Radlovljica (por ser caríssimo e por colocarem glútem am absolutamente tudo na cozinha, incluindo o chucrute!), Mlino, em Bled, que é caro, com comida e serviço ruins... comida pouca, tal. O Labod, também em Bled, é ok, mas nada tudo isso.

No comments:

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported License